sábado, 10 de outubro de 2015

PARA ENTENDER O MOTIVO...

Este video, que se encontra em aula do SEBRAE sobre Gestão Empresarial Integrada, bem demonstra o que vai acontecer com as fontes de água em geral, caso elas não inovem, caso não utilizem a criatividade, caso não se unam  contra a burocracia sacana , aliás, nunca vista neste pais...

Vídeo Dominó

REUNIÃO DA ABINAM

No próximo dia 15, com início marcado para as 14 horas, os proprietários de fontes de água mineral natural e potável de mesa, reunir-se-ão mais uma vez na sede da FIRJAN, no   centro da cidade do Rio de Janeiro..
A pauta da reunião é bem extensa e o evento será presidido pelo Dr, Carlos Alberto Lancia, presidente da entidade de classe, tendo como coadjuvante o empresário Marcelo Pimenta, Superintendente da entidade no Estado do Rio de Janeiro.
Os assuntos que serão tratados são de grande importância para o segmento da águas mineral natural e potável de mesa, com ênfase em tributação, logomarca, burocracia e exigências de órgãos de fiscalização e normatização dese tipo de negócio.
ISO 9001:2015

A norma ISO 9001, utilizada para implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade, está sendo revisada pela ISO (International Organization for Standardization), e a publicação da sua nova versão, a ISO 9001:2015, está programada para setembro de 2015.

Esta nova versão está sendo ansiosamente aguardada por toda a comunidade ligada a Gestão da Qualidade, e trará um impacto nas mesmas proporções da publicação da versão 2000.

Segundo Luiz Carlos Martins, Vice Presidente de Certificação do Bureau Veritas para a América Latina: "Esta nova versão inclui uma mudança fundamental que leva em consideração as expectativas de qualidade atuais e futuras dos clientes finais em relação às cadeias de fornecimento  e aumenta o impacto e o valor dos Sistemas de Gestão da Qualidade em todas as organizações."

QUAIS SERÃO OS PRÓXIMOS PASSOS?

Em maio de 2014 a ISO publicou para votação a DIS ISO 9001 revisão 2015(DIS - do Inglês, Draft International Standard) da nova versão norma. A próxima etapa é a publicação FDIS (do Inglês, Final Draft International Standard), que é esperada para setembro de 2015. Após o FDIS, o passo final é a publicação da versão final da norma.

O período de transição para a implementação dos novos requisitos pelas organizações que já são certificadas na ISO 9001 será de três anos após a publicação da versão oficial da norma.

Apesar de o DIS não ser ainda a versão final da norma, não é esperado que a mesma sofra grandes alterações até a publicação da versão final.










PRINCIPAIS MUDANÇA: ISO 9.001-2015


A publicação da ISO 9001, versão de 2015, recentemente publicada, faz uma ampla e moderna abordagem sobre a qualidade, a saber, segundo o Bureau Veritas (http://www.bureauveritascertification.com.br/novidades/noticias/iso-90012015-%E2%80%93-versao-dis-publicada#&panel1-2):

-“ Maior ênfase na geração de valor para a organização e para seus clientes. A nova versão é voltada a geração de resultados e a melhoria dos mesmos.
- Maior ênfase na avaliação dos riscos.
- Solicita que as organizações levem em consideração o feedback de todas as partes interessadas e de todos os processos envolvidos (não apenas os feedbacks dos seus clientes).
- Maior envolvimento da alta direção.
- A estrutura da norma foi revisada para estar alinhada com outras normas ISO para sistemas de gestão, de modo a facilitar sua integração.
- Maior facilidade na aplicação dos requisitos às empresas de "serviços".
- Maior flexibilidade nas exigências sobre procedimentos documentados (por exemplo, a adoção de um "manual de qualidade" não é mais obrigatória).(Grifei)
- O que não irá mudar  é que o CLIENTE continua a ser o foco principal da norma.
  Para saber mais, acesse o site da ISSO: http://www.iso.org/iso/iso9001_revision

O que é ISO 9001:
(http://www.significados.com.br/iso-9001/)
ISO 9001 é um conjunto de normas de padronização para um determinado serviço ou produto.
O ISO 9001 tem como objetivo melhorar a gestão de uma empresa e pode ser aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento, como normas de saúde ocupacional, de meio ambiente e de segurança.
Para obter a certificação da ISO, uma empresa deve cumprir certos requisitos, para que as várias fases sejam cumpridas de forma adequada. Através do ISO 9001, uma empresa aplica nos seus processos padrões para o seu sistema de gestão e qualidade.
Esta ferramenta estratégica é usada na maioria dos países do mundo, sendo que muitas aguardam a certificação e mais de 1 milhão de empresas têm essa norma implementada.
Através do ISO 9001 uma organização melhora a prestação de serviço ao cliente, possibilitando o melhoramento de mecanismo de entrega, por exemplo. Além disso, também é usado para medir o nível de satisfação dos clientes, melhorando a eficácia da gestão da empresa.
Existe uma versão brasileira da ISO 9001, designada como ABNT NBR ISO 9001, que também tem como objetivo estabelecer normas consistentes que aumentam a qualidade dos processos de gestão. Quando essas normas são implementadas e cumpridas, é estabelecida uma relação de confiança entre a empresa e cliente. No entanto, uma área essencial da ABNT NBR ISO 9001 é que quando a empresa não cumpre com as normas, o cliente deve dar o feedback, comunicando o problema, para que o desempenho seja melhorado no futuro.

  Conselho Regional de Química CRQ3   < comunicacao@crq3.org.br >   Cancelar inscrição 12:17 (há 19 minutos) Responder para  mim . 14 ...